domingo, 29 de março de 2009

Willian Blake: Abrindo as portas da percepção!!!

Extraordinário Blake... Pintor (ilustrou a "Divina Comédia" de Dante Alighieri), pensador, poeta muito à frente de seu tempo. Ele foi um verdadeiro revolucionário de sua época, pois, por meio de seus textos, encorajava as pessoas a se desligarem das imposições religiosas e políticas à procura de seus valores e ideais próprios. Era considerado louco pelas pessoas de sua época mas hoje, é considerado um dos grandes artistas do seu tempo. Graças aos Deuses sua obra é eterna e tive o prazer de encontrá-la ( ou ela me encontrou!). Talvez, a mais famosa seja: O matrimônio do Céu e do Inferno (1793), que retrata toda a sua filosofia cheia de sensibilidade e inteligência .Ah, uma curiosidade: As suas pinturas (ou melhor, gravuras) foi uma inspiração pro álbum The Chemical Wedding de Bruce Dickinson!!! The Chemical Wedding é, basicamente, um disco conceitual sobre a vida e obra de William Blake.

Na terceira parte do filme Hannibal Lecter, o psicopata tatua uma figura em seu corpo, que posteriormente é roubada de um museu e engolida por ele. Essa figura nada mais é do que uma das telas pintadas por Willian Blake!

Compartilho aqui 2 passagens dessa magnífica obra em prosa:

Provérbios do Inferno:


"A cabeça Sublime, o coração Emoção, as genitálias Beleza, as mãos e pés Proporção. Como o ar para um passaro ou o mar para um peixe, assim é o desprezo para um desprezível. O corvo deseja que tudo fosse preto, a coruja, que tudo fosse branco. Exuberância é Beleza. Se o leão fosse aconselhado pela raposa, ele seria esperto.O aperfeiçoamento faz estradas retas, mas as estradas tortas sem Aperfeiçoamento são estradas de Gênio. Antes assassinar uma criança em seu berço que acalentar desejos não realizados. Onde o homem não está, a natureza é estéril. A verdade nunca pode ser contada de forma a ser compreendida, e não acreditada. É o bastante! Ou é Demais! "


“A antiga tradição de que o mundo seria consumido em fogo no fim de seis mil anos é verdadeira, como ouvi no Inferno. Pois o querubim com sua espada flamejante será por isso man­dado a deixar seu posto na árvore da vida, e quando ele o fizer, toda a criação será consumida e se mostrará infinita e sagrada, assim como se mostra agora finita e corrupta. Isso ocorrerá por uma aperfeiçoamento do gozo sensual. Mas, antes, a noção de que o homem tem um corpo distinto da alma tem de ser eliminada; isto devo fazer, imprimindo o método infernal, com corrosivos, que no Inferno são salutares e medicinais, derretendo superfícies aparentes e mostrando o infinito que estava escondido. Se as portas da percepção fossem abertas, tudo apareceria ao homem tal qual é, infinito. Pois o homem fechou a si mesmo, vendo as coisas através de estreitas fissuras de sua caverna."

Links interessantes:

2 comentários:

  1. gosto do seu gosto, passa no meu blog: http://meusubterfugio.blogspot.com/ e deixa um comentário tb ok?

    ResponderExcluir
  2. – Então você já ouviu falar sobre as portas da percepção.
    Você já parou para pensar que essas podem ser as portas
    da percepção e que você não precisa tomar LSD para vê-las,
    mas que você só as abre se tiver coragem e consciência de que
    elas estão aqui neste momento, esperando por um gesto seu e
    que seu futuro dependerá disso.

    Trecho do livro O BRILHO VIVO

    ResponderExcluir