domingo, 31 de maio de 2009

Um pouco de realidade...

Li esse texto na Revista Caros Amigos e percebi que, infelizmente, ele reflete muito da nossa realidade...


Como garantimos o futuro dos nossos filhos


Nunca me esqueci daquele dia. Chegaram os resultados: eu estava grávida e meu marido, desempregado. Mas nem pensei em tirar a criança e acabar excomungada em Pernambuco. Não, usei a criatividade, vendi espaço publicitário nas ultrassonografias dos bebês (era um casal de gêmeos) e assim paguei o parto e a maternidade. Na hora do batizado não homenageei avô, nem tia, nem padrinho. E graças as seus nomes, nossos filhos Nokia e Ruffles foram muito mais lucrativos do que aquele bando de Wellinsons e Daianes, Taianes, Raianes...
Depois veio a hora da escola. Aí foi meu marido, pós-doutorado em educação e ainda desempregado, quem teve a iniciativa, ao declarar: "educação é coisa do passado e eu sou prova viva disso. Vamos batalhar pelo direito desses moleques trabalharem desde bebê".
E em vez de entrar em creche, eles entraram no mercado. Bebês-propaganda, anunciando e consumindo de tudo. No começo, bonecas, doces e brinquedos. Depois, gordura trans, bebida alcoólica, cigarros. E por fim, drogas e armas. Se essas são as coisas que mais movem dinheiro no planeta, como deixar nossos filhos queridos fora disso?
E foi através da educação das crianças que descobrimos nossa nova ética. Quais os valores pelos quais todo mundo briga? Igualdade? Que o quê! Todo mundo é desigual desde que nasce. Se você tem dúvida, vá visitar as maternidades do plano de saúde e as públicas. E tem mais: o importante não é saber o valor das coisas, é ter mais dinheiro do que seu vizinho para comprá-las. Porque no nosso mundo quem compra é que manda. Foi o que ensinamos para Ruffles e Nokia. Não precisamos de cidadania, de título de eleitor, de identidade. Nossa identidade é o tênis que a gente usa e o carro que a gente compra. E viver é gastar no cartão.
E foi assim que vivemos. Hoje, eu e meu marido estamos mortos e felizes, vendo nossos filhos vivos e bem-sucedidos enquanto curtimos nossa vida eterna aqui no céu. Ou melhor, num paraíso fiscal.

Autor: Cesar Cardoso, escritor
Fonte Revista Caros Amigos, Ano XIII 146 Maio 2009, pág. 19

3 comentários:

  1. Muito bom, sem dúvida alguma uma boa caracterização da nossa realidade!
    Bem apanhado!
    =)

    ResponderExcluir
  2. mais uma critica maravilhosa sobre esse lixo soberbo que é a nossa sociedade, que (nem sei como) sobrevive ainda sobre preconceitos, ignorância, descaso.

    que venham mais críticas assim!
    mas, principalmente, que venham acompanhadas de muita ação!

    ResponderExcluir
  3. Esse texto retrata muito bem alguns dos problemas a que acompanhamos diariamente. Infelizmente a ética atual não é a do "ser" e sim a do "ter". A sociedade moderna sepultou a filosófica frase, tantas vezes citada: "Ser ou não ser, eis a questão". Não é vergonhoso ser medido pelas posses, e não pelas ideias ou pelo caráter? É muito triste constatar essa realidade.
    Depois as pessoas não entendem de onde vem tanta frustração e revolta. Depois não entendem de onde vem o surto de doenças como depressão, distúrbio bipolar, e tantas outras... Depois não sabem de onde vem a prostituição, de onde vem tantos crimes, suicídios...
    Um caloroso cumprimento a ti, Dani!
    Ewerton Samir
    Blog Reflexões e Letras.

    ResponderExcluir