domingo, 25 de janeiro de 2009

Lammas: Momento de agradecimento!!!

“Lammas é o tempo de dar gratidão pelo que você começou a receber e sacrificar o que você puder para receber mais”.

Lammas ou Lughnasadh, celebrado em 02 de Fevereiro aqui no Hemisfério Sul, marca o fim do verão e o início da época da colheita. Honramos o Deus Céltico do Sol: Lugh (o maior guerreiro dentre os celtas, pois derrotou os gigantes que exigiam sacrifícios humanos). Deus das colheitas, do Fogo, da luz e do Sol. Ele foi o Rei dos Tuatha de Danan e consorte de Dana, a primeira Grande Mãe da Irlanda. Dana, como a rainha de Lugh e a Deusa Mãe, é também honrada nesse Sabbat.
As noites já começaram a ficar mais longas, desde o Solstício de Verão; aproximando-se a época da partida do Deus para a Terra do Verão, deixando a sua própria semente no ventre da Deusa, de onde renascerá (mantendo o eterno ciclo do nascer-morrer-renascer).

Como na vida tudo o que se planta colhe, está é uma época de agradecimento aos Deuses por tudo o que colhemos. Agradece-se ao que foi bom e também ao que pareceu ruim, pois tudo o que acontece na vida faz parte no caminho evolutivo de cada um. E é tempo de ensinar o que você aprendeu com os frutos colhidos nessa primeira colheita

Podemos honrar a Deusa como a Senhora da abundância e o Deus como o Sol que declina, já que ele se sacrificará para doar sua energia às sementes da segunda colheita, para que a vida seja sustentada.

A Morte sacrificial e o renascimento de Lugh, assim como a colheita dos grãos, estão sempre conectados a Lammas, simbolizando que sempre o Deus morrerá para renascer novamente através da benevolência da Deusa.

Outros aspectos desse Sabbat contêm a representação do crescimento do nascimento, da honra e do agradecimento à Deusa, pelo seu ventre que cultivou as sementes, e a Lugh, em seu aspecto de Deus Sol, pelas bênçãos e fertilização do ventre da Deusa com seu calor e luz.

Era tradição também, até meados de 1500, casais firmarem um casamento de um ano e 1 dia em Lammas. Terminado esse período, decidiam se iam continuar casados ou não. Esses casamentos eram celebrados por Poetas ou Bardos.

O sentido da visão da luz que está trazendo a frutificação das sementes da Primavera é o mistério de Lammas. Mas esse Sabbat também é um momento de espera, quando as sementes são colhidas na esperança doe novas vidas que virão.

Neste sabat tenho muito à celebrar e agradecer... as sementes plantadas já estão sendo colhidas! Graças a Deusa ( e o Deus também) os caminhos que estou trilhando estão a me levar para "um lugar bom"... Porém tenho também que refletir muito sobre isso, sobre esses caminhos e as novas sementes a serem plantadas. É um momento mágico e de extrema importância não só para mim, mas para todos os que seguem os caminhos da Deusa!!!


"NOS FRUTOS QUE AGORA COLHEMOS
ENCONTRAMOS AS SEMENTES QUE NOS ALIMENTAM AMANHÃ"

BLESSED BE!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário